Casa do Ribatejo 65

Casa do Ribatejo 65
Casa do Ribatejo 65

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Instituto Superior de Agronomia - Alguns apontamentos(I)

Nos últimos 30 anos surgiram muitos cursos de Agronomia mas desde os primórdios do Ensino Agrícola em Portugal, em 1852, até ao final dos anos setenta, o ISA permaneceu como a única escola portuguesa a ministrar ensino superior na área da agricultura, o que lhe permite ser, até hoje, uma referência nacional e internacional.

Quando frequentámos o ISA como estudantes, conhecemos de perto catedráticos marcantes como o Varennes de Mendonça, Pereira Coutinho, Castro Caldas, Caldeira Cabral, Amaral Franco, Pais de Azevedo, Vasco Garcia, Costa e Sousa, Soares Costa, João de Vasconcelos, Margarido Correia, Ário de Azevedo, José Eduardo Mendes Ferrão, Raul Cabral,Valente de Almeida, Henrique de Barros, Quelhas dos Santos,entre outros.

A formação eclética que recebi no ISA foi fundamental na minha vida. O universo de matérias, de experiências e a participação política que aí iniciei foi marcante para todo o meu percurso por três continentes.

Margarida Silva

2 comentários:

  1. Caros colegas e amigos:

    Este blog foi criado para todos poderem participar, emitindo opiniões, inserindo textos com recordações da nossa vivência estudantil no ISA, ou fotografias que nos transportem para esses tempos...
    Contudo, para ser possível inserir um comentário é necessário ter uma conta no GOOGLE. O mais fácil é ter o endereço electrónico do GMAIL. Quem não tiver, poderá muito facilmente criá-lo. É só abrir o Google,na barra superior escolher gmail e fornecer os elementos pedidos para abrir uma conta.
    Se tiverem alguma dúvida poderão contactar-me (constantinosequeira@gmail.com).

    Cá ficamos a aguardar os vossos comentários/colaborações.

    Cordiais saudações do colega e amigo

    José Constantino Sequeira

    ResponderEliminar
  2. Colegas,

    Vou reunir os dados sobre os professores que nos introduziram nos múltiplos saberes das Ciências Agrárias. Tentarei encontrar as fotos deles e, com pequenos textos, homenagear os distintos catedráticos.Ficará neste nosso espaço uma memória importante. Que vos parece?
    Um abraço, Margarida

    ResponderEliminar