Casa do Ribatejo 65

Casa do Ribatejo 65
Casa do Ribatejo 65

quinta-feira, 23 de junho de 2022


Homenagem ao Professor Eduardo Mendes Ferrão

Conheci o Professor Eduardo Mendes Ferrão nos anos 60, talvez em 1967 ou 1968, quando fiz o curso de Agronomia Tropical, professado no Instituto Superior de Agronomia. Éramos poucos alunos, mas muito interessados, principalmente porque pretendíamos exercer actividade técnica ou científica num país tropical, no meu caso em Angola.

Nessa altura, já eu tinha completado a parte didáctica do curso de Engº Agrónomo e, durante o meu trabalho de estágio na Estação Agronómica Nacional, para elaboração da tese final, consegui dispensa para frequentar as aulas do curso de Agronomia Tropical. Além do Prof. Ferrão, houve um outro professor, o Prof. Canhoto Vidal que me marcou e que teve também grande influência no meu percurso científico.

Recordo a visita de estudo à fábrica de cigarros Tabaqueira, em Trajouce, onde o Prof. Ferrão esteve presente e nos mostrou toda a tecnologia envolvida na produção dos cigarros. Foi uma visita que várias vezes recordo com saudade. Recordo também as aulas que o Prof. Ferrão ministrou, no curso de Agronomia Tropical, sempre com grande interesse. Depois disso, passados muitos anos, tive o prazer de voltar a encontrar o Professor Ferrão em 2011, no Restaurante da Pateira, na Tapada da Ajuda, num almoço dos 50 anos do nosso curso de Agronomia. Incluo uma fotografia onde eu estou a conversar com o Prof. Ferrão.


Conservo religiosamente e consulto sempre com muito interesse um dos livros que ele escreveu: “A AVENTURA DAS PLANTAS e os Descobrimentos Portugueses”. Trata-se de uma descrição histórica das principais plantas tropicais, assim como a sua origem e trajecto para Portugal e países de língua portuguesa. É, sem dúvida, um livro muito valioso para consulta.

O Professor Ferrão, que completaria 94 anos em Outubro, deixou-nos. Ficará na memória de quantos o conheceram e é muito justo que se lhe façam merecidas homenagens.

Deixo aqui, como homenagem pessoal, estas simples palavras de recordação.

José Constantino Sequeira

Sem comentários:

Enviar um comentário