O Instituto Superior de Agronomia é um dos parceiros do projecto de I&D liderado pela PETROGAL intitulado: "Desenvolvimento de Biocombustíveis de 2ª. Geração."
A Unidade de Desenvolvimento de Biocombustíveis desenvolve, desde a sua criação, em estreita colaboração com o sistema científico e tecnológico nacional e de Moçambique, o ambicioso Programa de I&D Galp Energia Biocombustíveis relativo à produção sustentável de biocombustíveis, no apoio às operações em curso em Moçambique com a oleaginosa Jatropha curcas Linn. (JCL).
Este projecto contribui para a concretização da política nacional de biocombustíveis, na procura da diversificação de fontes de abastecimento e da produção de energia renovável através de matérias-primas não alimentares em áreas agrícolas sem aproveitamento relevante.
Além do ISA, outras instituições como a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Portalegre, participam nas etapas do projecto elegíveis para o co-financiamento. Os trabalhos elegíveis, avaliados em cerca de dois milhões de Euros, são financiados em cerca de 50% pela Galp Energiae o restante pela FAI (organismo público orientado e supervisionado pela Direcção Geral de Energia e Geologia).
O ISA em cooperação com o Instituto Politécnico de Portalegre participa na Etapa III, no sub-projecto "Desenvolvimento do processo de extracção e qualidade do óleo de Jatropha para produção de Biodiesel", e o Instituto Politécnico de Portalegre coopera com o ISA na Etapa V. que consiste no "Tratamento, produção e testes de Biodiesel de Jatropha em motores".
Sem comentários:
Enviar um comentário