Casa do Ribatejo 65

Casa do Ribatejo 65
Casa do Ribatejo 65

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Curiosidades Agronómicas-Viabilidade ambiental das hortas urbanas enquanto espaços para o desenvolvimento sustentável

por Rute Pinto, Cristina Ribeiro, Pedro Simões, António Bento Gonçalves & Rui Ramos


As hortas urbanas constituem espaços de usos múltiplos, enquanto espaços verdes, espaços de alimentação, espaços de economia e espaços de economia e lazer, fundamentais ao desenvolvimento de qualquer cidade que se pretende sustentável. Como forma de avaliar a viabilidade ambiental das hortas urbanas da cidade de Braga foram realizadas análises a amostras de alfaces e de solos. Os resultados analíticos permitiram identificar problemas de contaminação pelos metais pesados Cádmio, Chumbo e Zinco.

O desenvolvimento sustentável enfatiza a impossibilidade de um crescimento contínuo num planeta finito e a necessidade de preservar os recursos naturais e ambientais de modo a que as gerações futuras disponham do máximo de opções para maximizar o seu bem-estar e qualidade de vida. Criar uma cidade sustentável deve passar por incorporar a dimensão do ambiente no desenvolvimento denso e complexo da urbe. As hortas urbanas pela sua natureza, constituindo espaços de agricultura urbana com usos múltiplos, enquanto espaços verdes, espaços de alimentação, espaços de economia e espaços de recreio e lazer, são fundamentais ao desenvolvimento de qualquer cidade que se pretenda sustentável. Em Portugal, a cidade de Braga apresenta um número significativo de hortas urbanas, que representam resquícios da vida rural intensamente vivida no município e que se mantêm num centro urbano cada vez mais densamente urbanizado. No entanto, pela dimensão urbana que alcançou, a cidade de Braga pode apresentar problemas de contaminação e poluição típicos de cidades de média/grande dimensão. Como forma de avaliar a viabilidade ambiental das hortas urbanas para usos múltiplos, enquanto espaços para o desenvolvimento sustentável, foram realizadas análises químicas a amostras de alfaces e de solos de hortas urbanas e não urbanas de Braga. Os resultados analíticos mostraram que a viabilidade ambiental das hortas urbanas pode estar comprometida, sobretudo como espaços de alimentação, pois foram identificados problemas de contaminação pelos metais pesados Cádmio, Chumbo e Zinco. Urge pois melhorar a qualidade ambiental urbana que condiciona a utilização agrícola das hortas urbanas de Braga, sendo apresentadas algumas propostas para melhorar o seu uso e minimizar os riscos para a saúde pública. 

leia o estudo "Viabilidade ambiental das hortas urbanas enquanto espaços para o desenvolvimento sustentável" na Revista  da APH  nº 106  , Julho-Agosto-Setembro 2011, da Associação Portuguesa de Horticultura

Sem comentários:

Enviar um comentário