Sobre a história do Pavilhão das Exposições da Tapada da Ajuda
Domingo, 4 de Maio de 1884. Inaugurava-se na Tapada Real da Ajuda, com primaveril esplendor, a Exposição Agrícola de Lisboa.” (Ferreira, 1987). fonte . o ortofotomapa (IPCC,1999) foi cedido pela Câmara Municipal de Lisboa em protocolo com o Instituto Superior de Agronomia |
Construído para a 3ª Exposição Agrícola, deu origem a outros certames como uma kermesse organizada pela rainha D. Maria Pia a favor de creches.
Foi a primeira obra significativa da arquitectura de ferro e vidro construída pelo Arq. Luís Caetano Pedro de Ávila, inspirado no desaparecido Palácio de Trocadero, construído sobre a colina de Chaillot, em Paris.
O edifício consta de três pavilhões de cúpulas hemisféricas, ligadas por duas galerias curvilíneas, tudo em ferro e vidro; “(…) o declive do terreno faz com que o pavimento se situe do lado da fachada sul, a nível superior ao do solo, dando lugar a uma cave de alvenaria, o que proporciona o lançamento de uma larga varanda que percorre a fachada Sul das alas laterais, rodeia o torreão central, e recebe dois lanços de escadaria divergentes e simétricos em relação ao eixo do edifício. Cada um dos pavilhões laterais é servido por um lanço de escadaria (…)” (Cardoso, 1992).
“O exame da planta suscita, de imediato, a
semelhança com uma grande ave, de oitenta
metros de envergadura e lançada em vôo, no
sentido oposto ao da fachada principal,
que olha para o Tejo
Figura . Planta do Pavilhão de Exposições.
(Cardoso, 1992, pp.30)
Fonte: adaptado de http://www.isa.utl.pt/tapada/3.2_pavilhao.htm
. |
Sem comentários:
Enviar um comentário