Casa do Ribatejo 65

Casa do Ribatejo 65
Casa do Ribatejo 65

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Destaque - Português cafeicultor em Angola,no Brasil, aos 92 anos é homenageado

Cafeicultor João Barata é homenageado pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães (1)

A história de vida, a ousadia e a visão de futuro do cafeicultor João Barata, pioneiro no cultivo do café na região Oeste da Bahia, mereceram homenagem da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 2, durante a Bahia Farm Show. O prefeito Humberto Santa Cruz entregou uma salva de prata ao empresário e produtor rural Luiz Antônio Canssanção, que na ocasião representou o senhor João Barata. O homenageado não pode estar presente, porque está em Portugal, onde também receberá mérito do Governo Português, no próximo dia 7.
O senhor João ficaria muito honrado com essa atitude da Prefeitura. Como produtor, ele difundiu a cafeicultura para toda a região, disse Luiz Antônio.
João Barata, hoje com 92 anos, chegou por aqui aos 70, com o sonho de plantar café. Para o prefeito Humberto Santa Cruz reconhecer a importância dele para o agronegócio luiseduadense é uma maneira de agradecer tudo que o agricultor proporcionou ao município. Senhor João Barata é um exemplo de vida, de alguém que acreditou no sonho e que, aos 70 anos, veio de outro país para nossa região com um desafio, relembrou complementando: se hoje temos produtores de café no nosso município e se temos cerca de 15 hectares do grão em Luís Eduardo , devemos isso à iniciativa de João Barata.
João Lopes da Assocafé – Associação dos Produtores de Café da Bahia compartilha da mesma opinião. Segundo ele, João Barata mostrou a região para o restante do Brasil, e por causa do sucesso de sua propriedade atraiu outros produtores. “Ele plantou uma semente que estamos cultivando”, destacou.
História – O português João Barata trouxe o primeiro cultivo comercial do café no Oeste baiano, em 1994. Ele coordenou a plantação à época, trazendo de Angola a experiência de produzir café irrigado, dando inicio ao novo ciclo do café na Bahia.
Em Angola , muitos colegas agrónomos conheceram o João Barata, principalmente os que trabalhavam no Instituto do Café de Angola
 
(1) Luís Eduardo Magalhães é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2008 era de 48.977 habitantes. O município é povoado de baianos, goianos e paranaenses.
O município de Luís Eduardo Magalhães era antes um pequeno povoado denominado Mimoso do Oeste, que passou em 3 de dezembro de 1987 a ser distrito de Barreiras. Através da Lei n° 395/1997, em 17 de novembro de 1998, passou a denominação atual, para após referendo, decorrente de um projeto elaborado pela então deputada estadual Jusmari de Oliveira, transformar-se no município, cujo nome remete ao falecido deputado, filho do Senador Antônio Carlos Magalhães, em 30 de março de 2000, pela Lei 7619/00.

Sem comentários:

Enviar um comentário